top of page

Pectus excavatum


Alteração na conformação das cartilagens costais e consequente depressão esternal. Essa alteração é mais comum em pessoas do sexo masculino podendo ser simétrico ou assimétrico e geralmente se torna mais evidente durante a puberdade. Na grande maioria dos casos a alteração é apenas de ordem estética havendo apenas em raros casos alguma desordem funcional.

Muitas vezes o paciente apresenta problemas de ordem psicológica e grande incomodo social decorrente dessa alteração. Nesses pacientes é comum haver introversão, vontade de não expor o tórax (evitam ficar sem camiseta) e geralmente procuram o cirurgião torácico em busca do procedimento cirúrgico visando a correção estética.

As cirurgias clássicas são as esternocondroplastias, com várias técnicas descritas dentre elas a que foi descrita por Ravitch e que ainda é muito utilizada atualmente. Em alguns casos selecionados pode ser optado pela videotoracoscopia com a técnica de Nuss. Consulte sempre um cirurgião torácico para avaliação do pectus excavatum.


Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo

Procurar por tags

Nenhum tag.

Siga

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page